Hidro forte utiliza tecnologia para redução de perdas e combate a fraudes na distribuição de água tratada no Tocantins
Com o objetivo de promover o uso consciente e evitar o desperdício de água e por consequência a possibilidade de desabastecimento, a Hidro Forte Saneamento, presente em 34 cidades tocantinenses, está utilizando geofones para a detecção de vazamentos nas tubulações que servem para o abastecimento de água. O serviço é constante e realizado em todas as cidades atendidas pela empresa que, ao identificar os vazamentos, imediatamente realiza as manutenções para eliminá-los.
Além de vazamentos, o uso desta tecnologia também identifica ligações irregulares que desviam água tratada do sistema de distribuição sem o pagamento pelo consumo. Para estes casos, a empresa elimina a ligação irregular, orienta e notifica imediatamente o responsável pela ligação sobre a ocorrência.
Segundo o Coordenador de Operação Regional Sul da Hidro Forte, o geofone é uma tecnologia que utiliza um sensor que, ao contato com o solo, identifica ondas sonoras de possíveis fugas de água e, ao serem enviadas a um equipamento receptor, são percebidas pelo técnico responsável com o auxílio de um fone de ouvido com alta sensibilidade.
De acordo com o coordenador, os trabalhos são realizados preferencialmente à noite ou durante a madrugada, período em as cidades estão em silêncio e que as pressões no sistema de distribuição de água são elevadas, em virtude da redução do consumo por parte dos usuários, intensificando as ondas sonoras emitidas pelos vazamentos. “Com este trabalho controlamos perdas de água e provemos mais eficiência para todo o processo de abastecimento. Quando controlamos o volume de água produzido e entregue, reduzindo os vazamentos, conseguimos otimizar o uso dos insumos, produtos químicos e equipamentos que fazem parte do processo de tratamento da água, preservando o meio ambiente, prevenindo grandes manutenções e consequentemente o desabastecimento da população”, ressaltou.
Saiba mais como regularizar ligações
A água distribuída é considerada patrimônio público portanto, conforme art. 155, § 4º, II, do código penal a conexão irregular nas redes de distribuição de água é crime. Utilizar a água da rede coletiva de abastecimento sem pagar pelo consumo prejudica todo o sistema, sobrecarregando todos os clientes que utilizam do serviço de forma correta. Qualquer iniciativa utilizada para consumo irregular, em benefício próprio ou de outras pessoas, assim com danos causados nas instalações de saneamento pode receber multa ou pena entre 2 e 8 aos de prisão.
Se você não tiver certeza sobre a regularidade da sua ligação, entre em contato com a Hidro Forte pelo telefone 0800 649 2500, que enviaremos uma equipe para avaliar a sua condição e regularizar o que for preciso. Este mesmo telefone poder ser utilizado em caso de denúncia sobre ligações irregulares que estejam comprometendo o abastecimento de sua região.
Estar corretamente conectado na rede de abastecimento de água garante que você vai receber água tratada, de qualidade, para abastecer toda a sua família. Para qualquer informação os clientes dos municípios atendidos pela Hidro Forte podem entrar em contato pelo telefone 0800 649 2500 ou Whatsapp (63) 3028 4074.